quinta-feira, 8 de março de 2012

"Reacção em Cadeia: O Mundo sem Petróleo"

  No âmbito da disciplina de Geologia e no seguimento das aulas, foi-nos apresentado um filme acerca o acabamento do petróleo no mundo. O filme apresentado pertence a uma série documental "Reacção em Cadeia" realizada pela National Geographic. Esta série faz parte de uma guia de cinco episódios, entre os quais "O Mundo sem Petróleo", "Excesso de População", "Quando a Terra Deixar de Girar", "Traídos pelo Sol" e "A colónia perdida de Colombo".

Fonte: natgeotv.com

  A principal pergunta em que se baseia este documentário é: Como seria o nosso planeta se ficássemos sem petróleo? Este combustível fóssil é o principal do nosso mundo, altamente tecnológico e móvel, mas não dura para sempre. Plantas, animais mortos são expostos ao calor durante centenas de milhões de anos, estes produzem um néctar planetário primitivo, de onde se podem fazer coisas tão variadas, como pasta dos dentes, batons ou plástico.

  No documentário é possível constar um cenário daquilo que aconteceria um dia em que as reservas de petróleo chegassem ao fim, o que mudaria no nosso mundo e a maneira como nos iríamos adaptar. É também mostrado como seriam confusos os dias e meses após o acontecimento catastrófico, através de recriações, imagens feitas por computador e animações. A alimentação também iria mudar drasticamente, pois a falta de comida era um autêntico caos. A maneira de como iríamos gerir a falta de comida, as falhas na electricidade e os Invernos que transformariam as grandes cidades em grandes aglomerados de betão e vidro isolados.

Fonte: cartacapital.com.br

  Segundo este documentário, o homem extrai petróleo do subsolo há cerca de 150 anos, onde já extraiu mais de um trilião de barris, cerca da mesma quantidade que ainda existe no subsolo para consumo humano.Os Estados Unidos da América são o país que importa mais petróleo no mundo. Por baixo da Califórnia, a jazida de petróleo de Kern River, contém mais de quinhentos milhões de barris, capazes de abastecer os Estados Unidos durante cerca de um mês.Para que quando aconteça este cenário, muitos países têm reservas de petróleo. Só os Estados Unidos têm 725 milhões de barris de crude guardados.


  Uma curiosidade perante a divulgação deste filme é que ao extrair etanol do milho, esse poderá ser um combustível alternativo para os carros a gasolina. Outra interesse suscitante do filme é que a maioria do material hospitalar é feita a partir do petróleo. Por ano, são utilizadas cerca de 15 mil milhões de luvas cirúrgicas. Medicamentos, lubrificantes e fatos plásticos são todos feitos com petróleo, pois sem eles, as infecções resistentes a medicamentos seriam capazes de se propagar mais depressa.



Fonte: fotonblog.com


Reflexão:

Ao visualizarmos este documentário é extraordinário a maneira como o petróleo é indispensável ao ser humano, pois tudo o que o rodeia necessita na sua produção de petróleo. A utilização do mesmo provoca graves problemas ambientais e ecológicos, daí o ser humano necessitar de novas formas de combater a utilização do petróleo. Uma das formas é a utilização das algas, que podem ser processadas e transformadas em combustível, produzindo sete mil vezes mais energia por quilómetro quadrado que outro bio-combustível. Este combustível é altamente renovável e quase não precisa de fertilizante. Logo, sem acesso fácil a novas fontes de petróleo, as pessoas serão obrigadas a repensar, reutilizar e reconstruir aquilo que têm.


Fonte:
- natgeotv.com 

4 comentários:

  1. Foi um documentário realmente interessante e que nos faz realmente pensar no que será o nosso futuro.
    Bom trabalho !
    Cumprimentos, geoexplorador.

    ResponderEliminar
  2. sem dúvida um documentário que marca, muito bem explicado!

    ResponderEliminar
  3. a mudança esta a caminho com o fim do petroleo
    Bom trabalho :)

    ResponderEliminar