quarta-feira, 14 de março de 2012

Pedaço de meteorito cai no centro de Oslo

A família Thomassen escapou por pouco de apanhar o susto das suas vidas.

Segundo os especialistas, o pedaço de rocha, com 585 gramas, destacou-se de um meteorito maior que sobrevoou a Noruega no passado dia um de Março. É muito raro pedaços de meteorito chegarem ao solo, já que habitualmente se desintegram ao entrar na atmosfera. Mais raro ainda é quando se trata de brechas, ou seja uma pedra constituída de fragmentos de rocha, como parece ser este caso.

Estatisticamente é ainda extremamente improvável caírem em zonas habitadas, se ainda por cima acertarem numa habitação, é quase caso único. Mas, o improvável não significa impossível, como comprovaram a família Thomassen, ao darem de caras com os pedaços de meteorito no chão da sua cabana, em plena capital norueguesa.

Fonte: www.rtp.pt

Os dois pedaços foram identificados pelo astrofísico Knut Joergen Roed Oedegaard e pela sua mulher Anne Mette Sannes, entusiasta de meteoritos. “É sensacional sob mais de um aspeto. Por um lado, porque é raríssimo que um bocado de meteorito atravesse um tecto e, por outro lado, por se tratar de uma brecha, que é ainda mais difícil de encontrar”, afirmou Sannes à Agência France Press.

Os Thomassen tiveram sorte, por a brecha não ter atingido ninguém e na sua queda ter provocado apenas estragos mínimos. Mais do que isso, os pedaços de meteorito poderão valer uma pequena fortuna.


Reflexão: 
Segundo um geofísico citado no jornal norueguês Verdens Gang, uma grama de um meteorito vindo de Marte pode valer cerca de 670 euros. Assim, resta saber qual o valor do meteorito dos Thomassen.

Fonte:
- www.rtp.pt

3 comentários: