quarta-feira, 14 de março de 2012

Placa de gelo rompe-se no glaciar argentino "Perito Moreno"

Um grande pedaço de gelo rompeu-se no glaciar Perito Moreno, na Patagónia, sul da Argentina, no passado dia 2 de Março, resultando num espectáculo impressionante.

Fonte: g1.globo.com


Milhares de turistas acompanharam a cena no Parque Nacional Los Glaciares. Este fenómeno é causado pela pressão da água sobre um dique de gelo. Ele começa a desgastar-se até formar um vão, em forma de arco, que o enfraquece e provoca a sua ruptura.

As últimas grandes rupturas no glaciar Perito Moreno, segundo as autoridades, ocorreram em 1988, 2004, 2006 e 2008. A galeria do Perito Moreno, que tem cerca de 200 quilómetros quadrados de extensão, fica sobre a Cordilheira dos Andes, fronteira natural entre Argentina e Chile. Este glaciar é um dos poucos glaciares que se mantêm estáveis, sem encolher por conta do aquecimento global.



Fonte: youtube.com


Reflexão:
Ao nos depararmos com estas noticias da queda dos glaciares, ficamos um pouco estupefactos com tremendos acontecimentos. Por um lado, a sua queda é algo incrível, mas ao caírem, a susceptibilidade do planeta é ameaçada cada vez que isto acontece. 

Fonte: g1.globo.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário