quarta-feira, 7 de março de 2012

O homem de Neanderthal

  O homem de Neanderthal predominava no mundo acerca de 100.000 a.C. na Europa. Uma robusta subespécie de Homo sapiens assumiu como grupo dominante na Europa, na África Setentrional e no Sudoeste Asiático.

  O homem de Neanderthal era mais alto do que outras espécies (cerca de 1,72 metros), tinha o cérebro grande, uma mandíbula poderosa, grandes dentes, rosto projectado para frente, nariz largo e achatado. Nos climas mais quentes do Sudoeste Asiático, porém, ele era menos corpulento e tinha feições menos rudes

Fonte:.historiadomundo.com.br


  Sabe-se muito pouco sobre os seus hábitos e aptidões, embora seja provável que ele se deslocasse em grupos, numa forma de protecção contra ataques das feras. Ele não usava as suas armas de pedra e outros instrumentos apenas para cortar carne e fazer uma comida mais adaptável, mas também para arrancar peles e transformá-las em peças de vestuário.Os homens de Neanderthal que viveram na Europa Ocidental eram geralmente irmãos dos que viveram na África Setentrional e os da Ásia.

  Alguns observadores acreditam que esses europeus adquiriram tais características físicas, como uma adaptação às condições mais frias do continente, uma vez que as pessoas de constituição robusta têm mais facilidade em se manter aquecidas. Com o clima a modificar-se aparentemente para mais uma grande mudança, provavelmente outra grande glaciação, os homens de Neanderthal da Europa tiveram de decidir entre se juntar aos seus irmãos de climas mais quentes ou ficar na área, que, embora familiar, se irá tornar cada vez mais hostil.


Fonte: avph.com.br

Reflexão:

Com a informação que nos é transmitida nas aulas de Geologia sobre o estudo do homem de Neanderthal, ficamos extremamente interessados no mesmo assunto e decidimos fazer uma pesquisa mais aprofundada do tema. É extraordinário a forma como ficarmos a conhecer alguns dos seus hábitos, a sua composição física e como é que passaram por diversos continentes.


Fonte:
historiadomundo.com.br




4 comentários:

  1. muito interessante :)

    cumps A Terra no passado e no futuro

    ResponderEliminar
  2. muito bom trabalho, é importante falar neste tipo de coisas.
    Bom trabalho :)

    ResponderEliminar
  3. um trabalho bem realizado, bastante interessante.

    Bom trabalho. :)

    ResponderEliminar
  4. eu ja pesquisei muito sobre o home de neanderthal, mas ainda nao sei dizer se podemos afirmar se ouve ou nao tres tipos dele ( africanus, europeus e asiáticus)

    ResponderEliminar