quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Nicolas Steno completa hoje o seu 374º aniversário

Nicolas Steno nasceu em 1638 em Copenhaga e morreu no dia 25 de Novembro de 1686, na cidade de Schwerin. Steno que morreu com pouco menos de cinquenta anos, deixou contribuições importantes para a humanidade. O primeiro facto curioso a seu respeito é que ele era bispo da religião católica, mas ao mesmo tempo desenvolvia experimentos científicos, fazendo dele um cientista.

Depois de terminar os estudos na sua cidade Natal, Steno viajou pela Europa, para os Países Baixos, França e Itália. Durante as suas viagens, esteve no meio de vários médicos e cientistas, que colaboraram com seus estudos sobre o corpo humano. Numa época onde o conhecimento científico era baseado apenas nas leituras de artigos de outros cientistas, o jovem bispo destacou-se. As contribuições de Steno são extensas, principalmente nos campos da geologia e da anatomia, sendo que o dinamarquês fez importantes descobertas sobre fósseis.



                                          Fontes: sobreisso.com


Antes das pesquisas realizadas por Steno, outros pensadores acreditavam que objectos, ainda não identificados como fósseis, poderiam ter caído da lua ou do céu e isso explicaria a existência de tais formações na terra. Existia também a ideia que os fósseis teriam surgido dentro das outras pedras. Contudo, Steno começou a questionar esses ensinamentos e defendeu que os fósseis eram, de facto, restos de animais que haviam sido enterrados naqueles determinados locais. O ponto de partida da sua pesquisa foi a descoberta de dentes de tubarão.

Para ele, o interessante era de descobrir como objectos sólidos poderiam existir dentro de outros objectos sólidos. Por mais que a composição de um dente de tubarão fossilizado seja diferente do dente de tubarão em si, Steno conseguiu concluir que a composição química pode ser alterada sem que a forma física o seja.


Reflexão:
Decidimos fazer uma pequena homenagem a este pioneiro da geologia, pois não só foi-nos dito pelo nosso professor de Geologia que hoje era o seu aniversário, mas também porque o grande motor de busca "Google" fez a devida homenagem a este pioneiro da geologia.
Steno defendeu que os fósseis eram, de facto, restos de animais que haviam sido enterrados naqueles determinados locais, daí dizer-mos que Nicolas Steno é um dos pioneiros da Geologia.

Fontes:
-www.noticiasbr.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário