Uma Carta Geológica é um documento científico e técnico valioso onde se sintetiza, sobre um fundo topográfico adequado, informação relativa aos materiais rochosos que ocorrem na região abrangida pela carta e aos fenómenos que os afectaram.
- à natureza e distribuição espacial das diferentes rochas, quer em superfície, quer em profundidade;
- à posição, atitude e idade relativa, ou absoluta, dessas formações rochosas;
- acidentes tectónicos verificados no decurso dos tempos geológicos (falhas, fracturas, dobramentos, etc.);
- ocorrência de substâncias minerais com interesse económico;
- localização de poços, nascentes naturais, furos de sondagem, pedreiras, etc;
- localização de jazidas fossilíferas e estações arqueológicas importantes.
Fonte: engeoweb.blogspot.com
Toda esta informação é traduzida em cores e símbolos que aparecem discriminados na legenda – provém da síntese dos resultados de estudos de campo, investigação laboratorial, estudo de fósseis, análises químicas, observação de fotografias aéreas e (ou) satélite, consulta de bibliografia, de relatórios e testemunhos de sondagens.
As cartas mais modernas incluem, geralmente, colunas estratigráficas e cortes geológicos, destinados a facilitar a sua leitura e interpretação ao permitir visualizar a sequência dos estratos pela ordem da deposição ao longo dos tempos, a sua composição (litologia), sua disposição espacial e os principais acidentes que os afectam.
Reflexão:
Decidimos colocar esta informação sobre o tema das Cartas Geológicas, pois é um tema que estamos a estudar nas aulas de Geologia e que estamos a gostar particularmente. Por isso, decidimos colocá-lo no nosso e-portefólio, para que todos possam ver.
Fonte:
- e-geo-ineti.pt
Muito completo e informativo. Ajuda a consolidar conhecimentos, parabéns!
ResponderEliminarMuito interessante, Congratulations!
ResponderEliminar*.* Geo-Vida