quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Veneza irá se afundar?

A cidade está a afundar-se, e o nível do mar, por vários motivos, entre eles o aquecimento global, está a subir. Veneza afunda 0,4 milímetros por ano. Mas o grande problema é que o nível do mar Adriático subiu 1,4 milímetros por ano no último século. Há relatos que calculam em 13 centímetros o tamanho que já afundou desde 1900. A tradicional praça São Marcos (Fig.1), já inundou centenas de vezes.



A acção do homem piora a situação: nos anos 30 criou zonas industriais que se utilizaram de bombeamento de água do subsolo, desde a década de 1960 polui a água com embarcações (erosão química) e há muito tempo tenta proteger a cidade desviando o curso dos rios, o que pode acelerar a erosão física do terreno. O fundo da lagoa, que tinha uma textura vegetal rugosa, está liso: isso desprotege a cidade da infiltração de água.
O primeiro piso das construções há muito não é utilizado em razão das recorrentes inundações. A água penetra nas casas pelas tubulações de esgoto e corrói paredes que não foram preparadas para ficar molhadas. Em 2002 foi aprovado o Projecto Moisés, que prevê a construção de portões submersos que, quando levantados, são capazes de bloquear as 3 entradas do mar para a Lagoa de Veneza. A obra deve ser concluída ainda este ano, em 2011 e vai custar € 4,5 biliões.
Mesmo assim não dá para ter certeza de que os problemas serão resolvidos.

Fontes:
 -http://planetasustentavel.abril.com.br
 -http://mesquita.blog.br

Sem comentários:

Enviar um comentário