quinta-feira, 3 de maio de 2012

Cientistas franceses afirmam que a Terra se formou por uma colisão de vários tipos de meteoritos

Uma equipa de cientistas franceses descobriu que a formação da Terra, contrariamente ao pensado até agora, não aconteceu pela colisão de um só tipo de meteorito, segundo informou nesta sexta-feira, 23, o Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS) da França. 

O grupo de especialistas analisou isótopos de silício terrestre e outros materiais procedentes de diferentes condritas de enstatita, o tipo de meteorito caído com mais frequente no planeta. Esta nova descoberta, segundo o CNRS, não resolve de uma maneira completa a questão sobre a origem da Terra, mas abre uma via interessante de análise.

Fonte: estadao.com


A suposição inicial de que a Terra surgiu a partir de um só tipo de condritas tinha sido consequência da "surpreendente semelhança" entre a composição isotópica das mostras terrestres analisadas e a dessas condritas. No estudo foi possível ver-se que se o núcleo terrestre procedesse da soma de um único tipo de condrita a temperatura de formação do magma no centro do planeta seria de 1,5 mil graus Kelvin, muito inferior aos 3 mil graus que indicam os modelos anteriores. 

A pesquisa, cujos resultados foram publicados na passada sexta-feira na revista científica Science, revela igualmente que os isótopos de silício medidos em rochas terrestres e lunares eram similares. 


Reflexão:
Segundo as conclusões dos cientistas, o material que compõe o corpo da Lua fez parte do núcleo terrestre antes de ela se formar, o que reforça a teoria que o satélite originou-se devido à colisão de um protoplaneta contra a Terra. Noticias como estas são extremamente importantes para podermos compreender a formação do nosso planeta. É importante saber tal facto e gostamos sempre de partilha-lo com os nossos visitantes.

Fonte:
- estadao.com

1 comentário:

  1. Era uma teoria antiga, pensa-se que todos os planetas foram assim formados.
    Mesmo assim fizeram um bom trabalho.
    Cumps.

    ResponderEliminar