quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A vida na Terra começou em terra ou no mar?

Segundo um estudo da National Geographic, sugere que as primeiras células provavelmente surgiram em vasos de barro fumegante. A Primeira vida terrestre celular provavelmente surgiu em cubas de lama quente e viscosa alimentado-se por uma actividade vulcânica aquecida a vapor e não nos oceanos primordiais, dizem os cientistas.

O conceito é baseado nas mais recentes pesquisas celulares e geológicas, onde se assemelha a uma sugestão do famoso naturalista Charles Darwin, que a vida poderia ter surgido de uma "poça morna" rica em nutrientes.  Apesar disso, a experiência precoce de Darwin, de origem marinha, as teorias para a vida têm sido muito populares nos últimos anos, porque oceanógrafos continuar a encontrar oásis de vida que prosperam no fundo do mar.

Nesses ecossistemas de águas profundas, os micróbios simples, mais resistentes a arrebentar e que vomitam minerais nocivos do calor das aberturas vulcânicas. Especialistas afirmam -um ajuste que muitos pensam que poderia assemelhar-se ao berço das primeiras células.

Fonte: news.nationalgeographic.com


Mas no novo estudo, investigadores afirmam que o fluido de toda a luta para manter as células dentro das suas finas membranas celulares não poderia ser mais diferente de água ovado mar antiga. Em vez disso, a equipa de investigadores,afirmou que este fluido celular é muito semelhante aos vapores condensados ​​encontrados em vasos de lama vulcânicas em terra.

Tais ambientes terrestres possuem índices elevados de potássio e de sódio encontrados em todas as células vivas. Os ambientes marinhos são muito ricos em sódio. Segundo os investigadores, as células de hoje dependem de proteínas complexas para bombear o excesso de sódio através das suas membranas, de modo que as células possam funcionar correctamente.

Reflexão:
É espantoso como passados milhares de anos, seja possível descobrir algo desta natureza. Isto demonstra que no nosso planeta ainda esta muita coisa por descobrir. É também mais uma prova que tudo que Charles Darwin afirmou tinha a sua razão e que ele não era um homem por suposições sem instrução.

Fontes:
news.nationalgeographic.com

1 comentário:

  1. É incrível como é possível descobrir coisas desta dimensão através da geologia. Bom trabalho!
    Geolife

    ResponderEliminar