Uma equipa de geólogos estrangeiros estiveram no nosso país, em Valongo, para estudar vestígios de formações geológicas existentes na Serra de Santa Justa, datadas do período do Ordovícico – na escala de tempo geológico, corresponde à Era Paleozóica. Estas formações retratam geologicamente Valongo há 490 milhões de anos, altura em que o território era ainda parcialmente coberto por mar.
Segundo os especialistas participantes, “estas formações, visíveis sem recurso a escavação, são únicas no mundo, sendo por isso um testemunho fundamental para estudos realizados e teorias formadas acerca do assunto”.
Fonte:cienciahoje.pt
Os investigadores, provenientes dos mais diversos países como Rússia, Austrália, China, EUA, República Checa, Reino Unido, Espanha, Dinamarca e França, estudaram formações geológicas existentes no território de Valongo, mais propriamente na Serra de Santa Justa e Pias.
Os vestígios do período Ordovícico – durante o qual ocorreu o auge das trilobites –, existentes na Serra de Santa Justa e Pias, têm suscitado o interesse dos especialistas nacionais e internacionais.
Fonte:cienciahoje.pt
Reflexão:
É bastante satisfatório para a comunidade portuguesa, que geólogos internacionais tenham interesse no património geológico português. Neste caso, em formações existentes na Serra de Santa Justa, em Valongo. É mais um comprovativo que o território nacional tem bastante interesse na história da Terra.
Fonte:
- www.cienciashoje.pt
Este post está muito bem elaborado.
ResponderEliminarMuito interessante este artigo!
ResponderEliminarGeo-Vida **