quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Geólogos internacionais investigaram formações raras em Valongo

Uma equipa de geólogos estrangeiros estiveram no nosso país, em Valongo, para estudar vestígios de formações geológicas existentes na Serra de Santa Justa, datadas do período do Ordovícico – na escala de tempo geológico, corresponde à Era Paleozóica. Estas formações retratam geologicamente Valongo há 490 milhões de anos, altura em que o território era ainda parcialmente coberto por mar.


Segundo os especialistas participantes, “estas formações, visíveis sem recurso a escavação, são únicas no mundo, sendo por isso um testemunho fundamental para estudos realizados e teorias formadas acerca do assunto”.

Fonte:cienciahoje.pt

Os investigadores, provenientes dos mais diversos países como Rússia, Austrália, China, EUA, República Checa, Reino Unido, Espanha, Dinamarca e França, estudaram formações geológicas existentes no território de Valongo, mais propriamente na Serra de Santa Justa e Pias.

Os vestígios do período Ordovícico – durante o qual ocorreu o auge das trilobites –, existentes na Serra de Santa Justa e Pias, têm suscitado o interesse dos especialistas nacionais e internacionais.

                                           Fonte:cienciahoje.pt

Reflexão:
É bastante satisfatório para a comunidade portuguesa, que geólogos internacionais tenham interesse no património geológico português. Neste caso, em formações existentes na Serra de Santa Justa, em Valongo. É mais um comprovativo que o território nacional tem bastante interesse na história da Terra.

Fonte:
- www.cienciashoje.pt


2 comentários: