quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Erupção do Etna coloriu o céu de ilha de vermelho

Uma erupção do vulcão Etna, na Sicília, coloriu de vermelho os céus da ilha e criou fontes de lava que desceram a encosta da montanha.


Fonte:www.bbc.co.uk

A erupção ocorreu na madrugada da passada quinta-feira, depois de um período de actividade intermitente do vulcão – um dos mais activos do mundo.
Pela manhã, uma nuvem de cinzas vulcânicas cobria a região, o que levou ao fecho temporário do aeroporto de Catânia e ao cancelamento de voos.



Reflexão:
Recebemos esta informação com grande curiosidade, pois este vulcão como tantos outros, entram em erupção de forma regular ao longo dos anos.

Fonte:
-www.bbc.co.uk


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A vida na Terra começou em terra ou no mar?

Segundo um estudo da National Geographic, sugere que as primeiras células provavelmente surgiram em vasos de barro fumegante. A Primeira vida terrestre celular provavelmente surgiu em cubas de lama quente e viscosa alimentado-se por uma actividade vulcânica aquecida a vapor e não nos oceanos primordiais, dizem os cientistas.

O conceito é baseado nas mais recentes pesquisas celulares e geológicas, onde se assemelha a uma sugestão do famoso naturalista Charles Darwin, que a vida poderia ter surgido de uma "poça morna" rica em nutrientes.  Apesar disso, a experiência precoce de Darwin, de origem marinha, as teorias para a vida têm sido muito populares nos últimos anos, porque oceanógrafos continuar a encontrar oásis de vida que prosperam no fundo do mar.

Nesses ecossistemas de águas profundas, os micróbios simples, mais resistentes a arrebentar e que vomitam minerais nocivos do calor das aberturas vulcânicas. Especialistas afirmam -um ajuste que muitos pensam que poderia assemelhar-se ao berço das primeiras células.

Fonte: news.nationalgeographic.com


Mas no novo estudo, investigadores afirmam que o fluido de toda a luta para manter as células dentro das suas finas membranas celulares não poderia ser mais diferente de água ovado mar antiga. Em vez disso, a equipa de investigadores,afirmou que este fluido celular é muito semelhante aos vapores condensados ​​encontrados em vasos de lama vulcânicas em terra.

Tais ambientes terrestres possuem índices elevados de potássio e de sódio encontrados em todas as células vivas. Os ambientes marinhos são muito ricos em sódio. Segundo os investigadores, as células de hoje dependem de proteínas complexas para bombear o excesso de sódio através das suas membranas, de modo que as células possam funcionar correctamente.

Reflexão:
É espantoso como passados milhares de anos, seja possível descobrir algo desta natureza. Isto demonstra que no nosso planeta ainda esta muita coisa por descobrir. É também mais uma prova que tudo que Charles Darwin afirmou tinha a sua razão e que ele não era um homem por suposições sem instrução.

Fontes:
news.nationalgeographic.com

Glaciares

Para um geólogo, um bloco de gelo é uma rocha, uma massa de grãos cristalinos do mineral gelo. Tal como a maioria das rochas, o gelo é duro mas é muito menos denso do que a maioria das rochas. A rocha é formada à medida que os flocos de neve espaçados sofrem diagénese e recristalizam numa massa sólida. 
A característica incomum do gelo enquanto mineral é a sua temperatura de fusão extremamente baixa, centenas de graus abaixo das temperaturas às quais a maioria dos minerais se liquefaz.

Os glaciares são massas de gelo em terra firme que apresentam provas de movimento actual ou antigo. Dividimos os glaciares com base no tamanho e na forma em dois tipos básicos: os glaciares de vale ou alpinos e os glaciares continentais ou inlandsis. 

Os glaciares de vale ou glaciares alpinos são rios de gelo que se formam nas partes mais altas das cordilheiras montanhosas onde a neve se acumula, geralmente em vales pré-existentes, fluindo ao longo dos mesmos. A maioria destes glaciares ocupa a largura total do vale e pode afundar a sua base rochosa sob centenas de metros de gelo.


Fonte: geologia12.blogs.sapo.pt         


Os glaciares continentais são muito maiores do que os glaciares de vale que são constituídos por um manto de gelo extremamente lento, daí também o seu outro nome de inlandsis. Os maiores inlandsis actualmente são os que cobrem grande parte da Gronelândia e da Antárctida. O gelo glaciar da Gronelândia e da Antárctida não se encontra confinado aos vales de montanha, mas cobre praticamente toda a sua superfície sólida.


Fonte: fisica2100forumeiros.com        


Reflexão:

No âmbito da disciplina de Geologia e do estudo dos glaciares, achamos por bem colaborar com os leitores do nosso blog esta informação que nos agrada particularmente. De facto, os glaciares são enormes massas de gelo maravilhosamente espantosas. Têm um grande poder erosivo e transformam por completo qualquer paisagem.

Fontes:
- geodinamica.no.sapo.pt        

Abalo no Haiti poderá ser aviso de novos tremores de terra

O sismo que destruiu grande parte da capital do Haiti, há dois anos, poderá ser a manifestação de um novo ciclo de actividade sísmica com futuros tremores de terra devastadores, concluiu uma investigação publicada na quinta-feira nos EUA.


Segundo os autores do estudo liderado por William Bakun, da U.S. Geological Survey, os arquivos históricos revelam uma actividade sísmica frequente nas Caraíbas nos últimos 500 anos, mais particularmente na ilha de Hispaniola, partilhada pelo Haiti e pela República Dominicana.

Sismólogos apoiaram-se em numerosos relatos de destruições provocadas por diferentes tremores de terra para avaliar a sua intensidade, a sua situação geográfica e amplitude e, assim, elaborar um modelo.



Fonte: www.jn.pt

No estudo, publicado no Boletim da Sociedade Americana de Sismologia, os autores descrevem uma série de sismos devastadores ocorridos no século XVIII na falha de Enriquillo, que atravessa a ilha de Hispaniola de este a oeste.

Um abalo de magnitude 6,6 ocorreu em 1701 no Haiti, muito próximo do epicentro do violento sismo de 12 de Janeiro de 2010, de magnitude 7,0, que matou mais de 200 mil pessoas. De acordo com os cientistas, as descrições dos abalos e da sua intensidade são semelhantes.

A 3 de Junho de 1770 registou-se um tremor de terra de magnitude 7,5, a oeste da zona do sismo de 2010, que ocorreu após 240 anos de pausa sísmica. Para William Bakun, do Instituto de Geofísica norte-americano e um dos co-autores do estudo, a falha Enriquillo “parece novamente activa”.

Os especialistas aconselham, por isso, o Haiti e a República Dominicana a prepararem-se para sismos de uma intensidade semelhante aos que se verificaram.


Fonte: www.boston.com

Reflexão:
É com tristeza que vemos este tipo de notícia devido ao facto de reconhecermos que o Haiti, como outro país nas mesmas condições, são muito pobres e precisam da maior ajuda possível.

Sabendo, que este fenómeno pode abalar outra vez este país, que ainda sofre do sismo de 2010, as autoridades têm de ser alertadas e se, acontecer de novo, o país pode estar “mais confortável” para o sucedido. 

Fonte: 
- www.cienciahoje.pt