quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Açores: Sismo de «magnitude moderada» não foi sentido pela população

Um sismo de «magnitude moderada» na Crista Média Atlântica, com epicentro a cerca de 150 quilómetros a sul da ilha das Flores (Açores), foi registado pela rede do Sistema de Vigilância Sismológica dos Açores, mas sem ser sentido pela população.

«A rede sísmica do SIVISA registou às 8:00 (locais), um sismo de magnitude 5, com epicentro a cerca de 150 quilómetros a sul da ilha das Flores», explicou João Luís Gaspar, do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG) da Universidade dos Açores.

Fonte: www.tsf.pt

O especialista referiu que se trata de um sismo que se insere na actividade sísmica «normal» da Crista Média Atlântica, uma grande linha de fractura que atravessa a região doa Açores com direção aproximada Norte/Sul e que passa sensivelmente a meia distância entre as Flores e o Faial.

O responsável acrescentou que, desde Setembro, a actividade sísmica tem aumentado na ilha de São Miguel.


Reflexão:
As notícias sobre a actividade sísmica que marcam o arquipélago dos Açores estão mais frequentes desde o passado Setembro. Segundo o especialista, trata-se de um sismo que faz parte da actividade sísmica da Crista Média Atlântica, o que é bastante normal naquela região, mas esperamos que não tragam consequências para os habitantes desta região.  


Fonte:
-www.tsf.pt

NAICA: A CAVERNA DOS CRISTAIS

Uma equipa internacional de cientistas explora uma caverna mexicana repleta de cristais gigantes. Com temperaturas que chegam à casa dos 50 graus Celsius e uma humidade do ar em 80%.

    Fonte: www.natgeo.com.br

A caverna é um dos lugares mais nocivos do planeta. Sem trajes e equipamentos especiais, os cientistas morreriam em minutos.

A sua missão é desvendar os segredos dos misteriosos e antigos cristais, os maiores já descobertos até hoje.

 Fonte: www.natgeo.com.br

Reflexão:
No âmbito da disciplina de geologia e do visionamento do filme " How the Earth made us ", realizado pela BBC, é maravilhoso as cavernas do Naica, situadas no Norte do México.
É extraordinário a forma e a quantidade de cristais que se situam nesta caverna, sendo estes os mais antigos descobertos na Terra.


Fonte: 
-www.natgeo.com.br


Geólogos internacionais investigaram formações raras em Valongo

Uma equipa de geólogos estrangeiros estiveram no nosso país, em Valongo, para estudar vestígios de formações geológicas existentes na Serra de Santa Justa, datadas do período do Ordovícico – na escala de tempo geológico, corresponde à Era Paleozóica. Estas formações retratam geologicamente Valongo há 490 milhões de anos, altura em que o território era ainda parcialmente coberto por mar.


Segundo os especialistas participantes, “estas formações, visíveis sem recurso a escavação, são únicas no mundo, sendo por isso um testemunho fundamental para estudos realizados e teorias formadas acerca do assunto”.

Fonte:cienciahoje.pt

Os investigadores, provenientes dos mais diversos países como Rússia, Austrália, China, EUA, República Checa, Reino Unido, Espanha, Dinamarca e França, estudaram formações geológicas existentes no território de Valongo, mais propriamente na Serra de Santa Justa e Pias.

Os vestígios do período Ordovícico – durante o qual ocorreu o auge das trilobites –, existentes na Serra de Santa Justa e Pias, têm suscitado o interesse dos especialistas nacionais e internacionais.

                                           Fonte:cienciahoje.pt

Reflexão:
É bastante satisfatório para a comunidade portuguesa, que geólogos internacionais tenham interesse no património geológico português. Neste caso, em formações existentes na Serra de Santa Justa, em Valongo. É mais um comprovativo que o território nacional tem bastante interesse na história da Terra.

Fonte:
- www.cienciashoje.pt